28 de jul. de 2007

Workrave - Dica de prevenção de L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo)


Ontem eu estava sentindo uma forte dor no pulso e sempre que bate umas dores mais fortes do tipo eu já logo penso que pode ser L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo)...

Em suma, L.E.R. é:

"LER (ou L.E.R.) é a abreviatura de Lesão por Esforço Repetitivo (em Inglês RSI (Repetitive Strain Injury) ou, ainda em Português, Lesão por Esforço Repetitivo. Representa uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso das extremidades superiores em tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou posturas forçadas." Fonte: Wikipédia.

Eu peguei para fazer algumas buscas sobre L.E.R. na Internet, como prevenir ela, e acabei achando por acaso um programa que dá uma ajuda nisso: O Workrave!

Ele é um programa gratuito, que roda tanto no Windows quanto no Linux, e que serve para monitorar o tempo que você fica na frente do computador.

Ele monitora esse tempo da seguinte forma: Ele tem três cronômetros (um de micropausa - pausa voluntária -, um de descanso e um de limite diário) que funcionam alertando o usuário a estar fazendo intervalos para a realização de descansos/exercícios. Ambos tempos desses cronômetros são ajustáveis de acordo com suas desejo/necessidade.

Quando é atingido o tempo configurado no programa, ele emite pequenas mensagens na tela do seu computador avisando que você deve dar uma parada/relaxada.

Segundo o fabricante:

"Workrave é um programa grátis que ajuda na recuperação e prevenção da L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo). O programa monitora a sua atividade. Usando esta informação, ele frequentemente te lembra de descansar um pouco,e restringe o seu trabalho ao tempo-limite diário."

Maiores informações e download em:

http://www.workrave.org

Nenhum comentário: